Entrevista - Eng. Antonio Ciampi

Diretor de Construção da Odebrecht Realizações Imobiliárias discorre sobre os benefícios do aço nas construções

Inovação é a palavra de ordem nas construções e o conceito de estrutura mista de concreto e aço é um destaque no setor. Um exemplo, foi o recente lançamento do empreendimento Porto Atlântico Leste (foto), em Porto Maravilha, RJ, que abriga torres corporativa e de escritórios, lojas e dois hotéis. Nesta entrevista, Eng. Antonio Ciampi explica os motivos e vantagens desse tipo de construção.

Que outros empreendimentos no Brasil a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) utilizou o sistema com estruturas metálicas?

Além do Porto Atlântico Leste, a OR construiu em São Paulo o empreendimento corporativo The One, que foi seu primeiro projeto desenvolvido em Estrutura Metálica Mista. (Concluído em 2012, o empreendimento tem classificação Triple A e certificação Leed Silver – Leadership in Energy and Environmental Design).

Como é feita a escolha das empresas para projeto, montagem e fabricação das estruturas metálicas nos empreendimentos?

A escolha é feita a partir da qualificação dos projetistas que se especializaram no processo de estrutura metálica mista no mercado da construção civil. Posteriormente, com os projetos desenvolvidos, selecionamos no mercado as empresas especializadas na fabricação e montagem da estrutura metálica em edifícios verticais, por meio de visitas de qualificação que analisam os serviços desenvolvidos e entregues. Tais empresas que fabricam e montam também têm a oportunidade de propor projetos alternativos, desde que validados pelo projetista estrutural da construtora.

Que benefícios a solução do material aço pode agregar nas construções - otimização de tempo, mão de obra, construção mais limpa, mais segura?

São muitos os benefícios, como a mitigação de problemas com a falta de mão de obra e uma imagem de inovação entre as empresas envolvidas em tais projetos. Também oferece uma redução de efetivo, de despesas indiretas, e a possibilidade de reduzir o prazo total de entrega da obra, bem como uma construção mais segura, com menor número de funcionários. Podemos destacar o desenvolvimento de um sistema construtivo pouco usado no mercado imobiliário, mas muito utilizado pela OR em diversos segmentos da construção civil, maior assertividade do custo orçado e melhor atendimento dos parâmetros estabelecidos para empreendimentos situados em Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), que impõe maior limitação do horário de recebimento de materiais. São também obras sustentáveis, com menor geração de resíduos, o que favorece a obtenção da certificação Leed. É possível desenvolver novas parcerias com a indústria da construção civil e consolidar o domínio da técnica construtiva utilizando as Estruturas Metálicas em larga escala. As construções tornam-se um aprendizado para a equipe, por meio da Educação pelo Trabalho, capa citação de um novo processo construtivo.

Fonte:
http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7362

Logo-rodape

© Talles 2024. Todos os direitos reservados.

+55 47 98818-6067

contato@tallesprojetos.com.br

talles.projetos

Rua Henrique Degenhardt, 182 - Fundo Canoas, SC, 89163-542

Logo_2w